Trajetória do chevette....
A evolução deste belo carro ano após ano, muito legal esta trajetória....
1973 – O Chevette chega às lojas em maio, de concepção
moderna e preço mais acessível, agrada em cheio o publico jovem, recebe o
titulo de carro do ano pela Revista Auto Esporte, o numero de vendas chega 31.324 unidades
1974 – Em pleno crescimento de vendas o Chevette atinge duas
marcas em menos de um ano, no dia 26 de março é produzido o Chevette de numero
50.000 e logo após no dia 13 de novembro é produzido o de numero 100.000, o
numero de vendas chega 74.923 unidades.
1975 – Chega às ruas o Chevette especial, com carro com
acabamento mais simples, o numero de vendas chega a 62.519 unidades. Em 17 de
setembro pela primeira vez a GMB utiliza o campo de provas de Cruz Alta para
apresentar a nova linha 1976, o numero
de vendas chega a 62519 unidades.
1976 – É lançada a versão esportiva GP (Grand Prix) em
comemoração ao Grande Premio Brasil de Formula 1, foi o carro oficial do evento
e oferecido aos pilotos para que rodassem em São Paulo naqueles dias. Surge
também a mais nova vedete da Chevrolet o Chevette SL (Super Luxo) um carro com
requintes de acabamento com molduras cromadas nas lanternas e jogo de frisos, a
vendas chegam a 70.733 unidades e o Chevette de numero 200.000 é produzido em
24 de maio.
1977 - Chega às lojas
a nova versão GP II, com mudanças no motor e ainda mais econômico, para toda
linha é redesenhado o painel de instrumento, ficando assim mais atual. São
comercializadas 65.964 unidades e no dia 18 de fevereiro se produz o Chevette
de n. 250.000
1978 – A linha Chevette passa pelo seu primeiro FACELIFT,
sua frente e reestilizada recebendo duas pequenas grades baseadas no norte
americano Pontiac Firebird, (esportivo americano). É apresentado no GP de F1 o
novo Chevette GP II, as vendas chegam a 86.384 unidades.
1979 - Duas novidades
para a linha é lançado o Chevette 4 portas e chega a serie especial Jeans, com
forração interna – bancos e lateral das portas em tecido Blue Jeans, a cor
externa era prata e os logotipos adesivados vinham também na cor azul. As vendas
fecham este ano com 90.084 unidades.
1980 – É alterado o
desenho na traseira, com lanternas maiores e envolventes, pára-choques mais
largos e com faixa central preta. É lançado o Chevette Hatch, e a versão Ouro Preto, a carroceria era
dourada e contava com faixas pretas, ou preto com faixas douradas. O Chevette é
considerado pela segunda vez o carro do ano com a versão Hacth. Bate-se um
recorde em vendas 94.816 unidades. Em 08 de fevereiro é produzido o Chevette de
n. 500.000
1981 – Uma pequena mudança nos faróis que passa a ser
quadrados e é lançada a versão Wagon (a
perua Marajó), e a versão especial esportiva do Chevette, o esportivo
Hacth S/R, que possuía um completo painel de instrumento, conta giros, amperímetro,
vacuómetro, relógio de horas, de gasolina e temperatura, rodas de liga leve,
espoiler, aerofólio, faróis de milha e faixas laterais, pintura especial
degradê na cor preta ou prata, o numero
de vendas para este ano é de 69.941 unidades.
1982 – As novidades para este ano são as novas cores, e na
versão SL mudanças nas borrachas e frisos laterais, o sucesso de vendas
continua 75.163 unidades.
1983 – O Chevette recebe o seu maior facelift, a frente
recebe faróis retangulares, grade única com frisos horizontais, capô em cunha e
mais inclinado, lanternas envolventes e novos pára-choques, tinha ainda a opção
de cambio 05 marchas , diante da semelhança com seu primogênito o Monza, logo
foi chamado carinhosamente de “Monzinha”. Assume 1a lugar em vendas no país e
desbanca seu maior concorrente, fato que nenhum carro do mesmo seguimento tinha
conseguido anteriormente. Mas a GM ainda tinha uma surpresa, em novembro lança
a versão pick-up, a Chevy 500. O numero de vendas este ano chega a 85.984
unidades.
1984 – Mudanças no conjunto mecânico é oferecido como
opcional o motor 1.6 a álcool e toda
linha passa a sair com motor 1.6 a gasolina. As vendas chegam na casa das
57.876 unidades.
1985 – O Chevette chega a mais três marcas importantes, o
número de carros exportados chega a 100.000 unidades, em 10 de junho é
produzido o motor de n. 1.000.000, e no mês de outubro o Chevette 850.000. A
linha passa a ter como opcional o cambio automático. O numero de vendas chega a
61.526 unidades.
1986 – O Chevette lidera 80 voltas dos 500 km de Guaporé, no
Rio Grande do Sul. O numero de vendas internas chega a 67.182 unidades.
1987 – Chega a versão
SE mais luxuosa, e mudanças nos pára-choques que passa a ser envolventes, grade
integrada a ele, lanternas traseira maiores e bancos dianteiros com novo
formato os apoios de cabeça ficam independentes. A versão quatro portas e Hatch
deixam de ser produzidas. Em março é produzido o Chevette de n. 1.000.000 e as
vendas internas com 45.727 unidades.
1988 - O motor é
retrabalhado e passa a se chamar 1.6/S. Reduziu-se o peso dos pistões e das
bielas, foi introduzido um carburador de corpo duplo, novo coletor de admissão
o motor passa de 73 cv para 81 cv (álcool). O modelo SE passa a se chamar SL/E,
o numero de vendas 56.301 unidades.
1989 – Se encerra a produção após quase uma década, o carro
que era para toda a família,sai de linha a Station Wagon Marajó. As vendas
internas chegam a 40.701 unidades.
1990 – Chega à versão DL, luxo interno e externo com todo
conforto de seus antecessores. As vendas ficam em 26.786 unidades.
1991 - A versão DL se
torna à única versão sedan a ser produzida. 20.554 unidades vendidas no mercado
interno.
1992 – Em março é lançado o Chevette Junior, mais simples e
com 50 cv de potência, A linha Chevette passa a utilizar conversor catalítico.
São vendidas 29.629 unidades.
1993 – Atendendo o mercado interno é lançada o Chevette L, ,
como uma versão popular, mas com motor mais potente da categoria 1.6 a álcool
ou gasolina, bem como seu porta malas 323 litros. Neste mesmo ano se encerra a
produção do Chevette, ficando apenas a Chevy 500 em produção, mas sendo
encerrada em 1995 com o modelo camping.
imagem do ultimo chevette lançado. Ano 1993.
Muito bom cara...esse chevete de 73 aí é da hora...que massa teu blog...se puder coloca aí tbm sobre o opala...
ResponderExcluirse puder visite lá meu blog:
http://blogandonarede.blogspot.com.br/